caju com manga

o despertar de chronos

ontem foi a primeira, de vinte aulas. reencontrei lindas pessoas e conheci outras tantas. toda a aula foi boa: a casa é das antigas, logo ali, nas perdizes. mas não é só isso: teve abraço apertado, chinelo deixado na entrada. bolo antes de começar, rede na sala, banheiro com plantas, gato no sofá, chá de hibisco convivendo com café na garrafa, bem de boa. e a certeza de adentrar num mundo novo, quase desconhecido, o das não-palavras.

a não-palavra é pra mim, um desafio. eu sou a do sentido literal e acabo sempre buscando uma justificativa pras ações, pros sentimentos, pras palavras. só que o não julgamento – que é racional e portanto, uma decisão, passa, primeiro, pela delícia do sentir. Sentir, pensar e decidir deixar ir. é um liberar-se das caixinhas onde a gente enquadra a gente mesma e outra tanta gente junto.

e esse, portanto, é um ato político com as coisas da nossa vida – e com a vida dos outros. como é que a gente age diante dos problemas que surgem? reage contra eles ou cria novas conexões diante do inesperado?

é tempo novo por estas bandas. tempo de kairós e de chronos. juntos, parceiros, não excludentes. tem tanta coisa acontecendo que às vezes tenho a sensação que se somar, dá mais de vinte e quatro horas num dia- é o kairós tomando a frente. outras vezes, o chronos toma forma de despertador e se assoma ao meu ombro sussurrando – é hora de acordar, mulé, faz logo o café.

A julia francisca compartilhou o texto da clarisse lispector com a gente. e eu reparto aqui no blog, feito merenda pros colegas de turma, toda a beleza da não-palavra:

“Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu. Uma vez que se pescou a entrelinha, podia-se com alívio jogar a palavra fora. Mas aí, cessa a analogia: a não palavra, ao morder a isca, incorporou-a. O que se salva, então é ler ‘distraidamente’ “.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s