Papo de Véia

Causo sem título

abraço

A gente está entre um pedaço e outro de pudim de chocolate. A colher escorrega suavemente na iguaria enquanto as papilas gustativas jorram saliva por toda a boca, meio que desejando mais um pedaço, meio que faxinando o bocado anterior.

Olho seu antebraço, forte, esguio. Sigo caminhando com os olhos pela camiseta da cor de ferrugem até que cruzamos o olhar… o mesmo, há 32 anos…

Lembro-me do dia em que chegou em casa. Da viagem fria à Curitiba. De seu cueiro verde, do braço engessado, olhos sem cílios, saúde de cristal… Me lembro das mordidas no pulso, que raiva da sua fragilidade. Me lembro da camiseta vermelha que lhe fazia corar as bochechas, do soldadinho paraguaio zanzando pela sala de carpete marrom. Me lembro das disputas de quem comia o “danone” mais devagar, pra fazer inveja pro outro. Eu sempre perdia, óbvio… As lágrimas derramadas por um guarda-chuvas de chocolate é o que ainda me dói…

Embora lhe custasse as lições de matemáticas mal ensinadas, soube, desde muito cedo, que economia era o seu forte. As gorjetas que lhe sobravam eram devidamente empregadas em sua poupança imaginária: é mais rico quem menos gasta, foi sempre seu lema.

Fecho a pálpebra fingindo saborear o doce, mas é só pra não espie o filme da nossa infância – não tenho saudades, sinto muito.

A gente termina o café e se olha de novo: eu conheço esse olhar de soluço na garganta, droga. Eu queria colocá-lo no meu colo e fazer-lhe um cafuné: nessa casca de ariano briguento mora um menino de short azul que gosta de pipa e fala “revorve”.

A gente caminha com tranquilidade, já não há o que temer. Enquanto o farol não abre, aperto os dentes contra as suas costas, dessa vez, com carinho : agora me dá saudades… Saudades de uma infância não vivida…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s