Papo Cabeça

café do fim do ano

 

Um ano. Quase um ano desde aquele último chá metido a besta. Olho a chuva gorda pela janela enquanto o café de espuma cremosa cor de avelã me namora… Volto um ano antes:  a chuva já não é a mesma: agora, é pesadona, gostosa, pra faxinar a alma.  O bairro, no entanto, é o mesmo. A cidade, igual a todos os dezembros… Mas eu, não. Um ano depois, ainda que com o mesmo corpo, o mesmo passado, a mesma vida, tenho em mim, um campo florido com muitas cores.

Os sonhos, aqueles, mencionados na casa de chás em 2 de janeiro, já não têm a textura de algodão doce. Viraram rapadura: intensa, espessa, concreta, tão real, tão da gente….

Penso nisso e esboço um sorriso pro café que se esfria. O menino do caixa vê e acha graça. Retribuo com uma piscada: prefiro que pense que estou louca. Gosto mesmo de conversar com meus cafés, oras bolas.

A chuva, agora, em forma de garoa, faz carinho na calçada. Saio do café pra receber as carícias do céu no rosto e agradecer os rios de pessoas lindas que cruzaram meu caminho neste 2016. Gente transformadora, que me ajudou enxergar o que tava dentro de mim e, depois, o que tinha dentro delas. Que me fez amar minha vida, o meu trabalho, o meu caminho e todos os seres que passaram por aqui, por mim. Até os nem tão legais assim. Porque, afinal, tudo é aprendizado. Mas todo aprendizado é sobre a gente mesmo, sabe como é?! Todo. Todinho.

Um dia, num outro café aguado, com espuma aberta e sem chuva, vi uma pessoa que eu admiro muito chorar por algo que lhe aconteceu aos 6 anos. Agora, com 64, ainda doía. Foi naquela tarde que eu tive a maior lição sobre mim mesma: nada do passado pode doer, Kelão. Nada. Nadinha. Porque o passado nada tem a ver com o hoje. Agora, a gente já fez novas escolhas. A gente é o mesmo, mas também já é outro – não é demais?!

Salvar

Anúncios

2 comentários em “café do fim do ano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s