caju com manga

O meu avô Tonho.

Me lembro do meu avô. Ele se chamava Seu Antônio, vô Tonho, pra mim. Tá, pra quem tá lendo isso e me conhece, não era esse o nome dos meus avôs reais, mas é que os de verdade, os de carne e osso, se foram muito cedo… Então, criei um aqui, na minha cachola. O vovô foi meu companheirasso, de todas as horas, por muitos e muitos anos. 
Hoje, esse tempo nublado me fez lembrar Santo André, e o maravilhoso período em que  convivi com ele. 

O vô Tonho era do tipo que soprava as minhas raladas dos joelhos – quando casar, sara. – dizia. Foi ele quem construiu uma cabana de madeira, e pintou, como se fosse uma casinha de boneca, lá no fundo do quintal, pra eu brincar com o Ju. E me ensinou a andar de bicicleta sem rodinhas. 

Me consolava, todas as vezes que o pai batia, dizendo que ele era bobo. E  a gente ria junto,  felizes por ter um ao outro.

Meu vô Tonho sempre tinha um trocado no bolso, pra comprar um doce antes do almoço, sem a vó saber.  Provava as minhas receitas de lama com gosto, sem reclamar. E me dava a chance de ser criança, num tempo e numa casa hostil, onde a infância era um peso que não tinha fim. 

-Vamos fugir, vovô, pra uma casinha pequena bem longe daqui?   Ele, passava a mão na minha cabeça, me colocava no colo e me abraçava forte ao tempo que cochichava: – a casinha pequena está aí, dentro de você. Nela, só pode entrar quem você deixar.

Eu não entendia e tinha muita raiva da casa ser tão grande,tanta gente indo e vindo…

Mas o vô é quem sabia das coisas. A minha casinha pequena está aqui, dentro de mim. E nela, cabem sim algumas pessoas. De fato, só as importantes. Por mais ruído que haja lá fora, aqui dentro não se escuta nada, só barulho de cachoeira. Não há fogão, porque não cabe móvel nenhum, mas tem aroma de chocolate saindo do forno, todo dia. 

Anúncios

2 comentários em “O meu avô Tonho.

  1. Nossa já falei e repito…amo ler seu causos…e como sentir vc contando para nós os momentos que passou na sua vida…um exemplo a ser seguido…<3

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s